quinta-feira, dezembro 11, 2014

About preconceito




Preconceito. Pre-conceito. A palavra já diz tudo não é mesmo? 

Pre:Refere-se ao preparo de algo ou o que está antes do início.
Antônimo: pós, depois...

Conceito:Definição, concepção, ideia, opnião. Representação de um objeto pelo pensamento por meio de suas características gerais. Interpetração da experiência.
Antônimo: não encontrei, mas nesse caso, seria preconceito (?)

Um pensamento ou uma ideologia antes de uma concepção, ideia.
A melhor definição de preconceito seria você ter uma definição sobre alguma coisa (conceito) sem ainda conhecer essa coisa (pre).
Todos nós temos preconceito com algo e não é nada preocupante, só mostra que temos uma visão de algo que não conhecemos, todo mundo julga internamente, não seremos hipócritas e para mim, preconceito é a porta para o conhecimento, se tu é ignorante sobre alguma questão, a lógica seria tu ir procurar e formar um pensamento sobre e assim não seria mais preconceito, porque tu já saberia teu conceito sobre. O foda é quando tu sabe que não é capaz de discutir sobre alguma coisa que é falar. E é esse ponto que eu quero chegar.

Ninguém aprendeu sabendo de nada e é como na escola, quando você não gosta da matéria ou não conhece, ou até mesmo está apenas assustado/a  porque é uma coisa nova, você tem uma alta defesa e já bloqueia-se antes mesmo de ver que aquela matéria é legal e fácil. 

Na vida, além da escola não é diferente, antes de você conhecer uma pessoa, já ta na defensiva e a partir daí vem o preconceito. Tu se baseia com o TEU conceito do que é certo e errado para opinar sobre uma pessoa e o que é certo e errado é relativo, varia de pessoa para pessoa.

NINGUÉM tem direito de julgar ou discriminar outra pessoa por qualquer coisa, temos que deixar de ser idiotas e enxergar que existe coisas bem mais importantes e bem mais legais para se preocupar. 

Discriminar, xingar, humilhar, ridicularizar é anti humano, ninguém é igual a você. Ninguém pensa igual a você. Pode até ter um ou outro conceito igual, mas todos não. Se você quer que respeitem a sua opinião, respeite de outras pessoas. 

"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito." - Albert Einstein


15 comentários:

  1. Concordei e adorei! Deixou-me sem palavras, vai estar nos favoritos do mês quase de certeza
    Compreendo que precise de uma boa câmera para fazer post de compras

    Bjs,
    un--cover.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Acho ótimo a conscientização das pessoas sobre o tema, acho que ninguém tem direito de fazer pouco de alguém por alguma característica, quando esta mesma pessoa também tem defeitos, talvez até piores...
    "A vida é curta demais para ser desperdiçada com as pessoas erradas!"
    Montada no Estilo | www.montadanoestilo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Esse post foi um dos melhores que li, sem mais. A conscientização é algo extremamente necessário nesse tema, saber antes de julgar nos leva tão longe.
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oie, a quanto tempo eu não comento aqui né? haha
    AMEI o post, O preconceito é uma coisa que hoje em dia ninguém está livre, infelizmente. Mas estamos na luta para acabar com isso.

    Beijos! http://dreamfreeandgabbie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Que texto maravilhoso o.o
    Você esclareceu muito bem o que é o preconceito, julgar antes de conhecer...
    Na verdade, não achei que você está errada de ter preconceito de quem tem preconceito. Acho que você tem CONCEITO de quem tem preconceito, afinal, você sabe como essas pessoas agem :3
    Seu blog é muito lindo, seguindo ~ ♥
    Cookie

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Eu já sofri e sofro muito preceito por ser negra e assumir meu cabelo cacheado ! As pessoas não entende que o fato de eu amar meu cabelo assim é uma opção que eu fiz e que ninguém muda! O preconceito também tá presente nas religiões e isso é inaceitável !

    Beijos juliapretty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Texto muito bacana, eu não conhecia...
    Seu blog é lindo já estou seguindo aqui, venha conhecer meu cantinho...
    Participa do sorteio que esta rolando aqui.

    Brog Dieiny Josiane
    FanPage Dieiny Josiane
    Sorteio

    ResponderExcluir
  8. Oi! Tudo bem?
    Adorei o texto. O preconceito é horrível, né? Persegue todo mundo, sem exceção, é uma das únicas coisas que é muito difícil de se livrar, mas, espero que um dia isso mude, haha.
    Kisses ~ butter-tea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. OOi Ju,
    Te entendo completamente sobre escrever e nunca achar que está bom... Sempre escrevo vários textos e acabo engavetando...
    Sobre preconceito, achei muito boa sua definição e infelizmente todo mundo julga e estabelece ideias de algo muitas vezes sem conhecer, a diferença é que existem as pessoas abertas a quebrar os rótulos como você falou e existem aquelas pessoas ignorantes que não tentam nem conhecer uma visão diferente sobre determinado assunto.
    Faço psicologia e venho desconstruindo vários preconceitos que eu tinha antigamente, isso provou para mim mesma que é possível sim deixar de ter preconceitos, sempre há tempo para mudar...
    Espero que você esteja bem e achei muito legal sua iniciativa de escrever sobre um tema tão importante!

    Beijinhos Bi
    http://janeladela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. O preconceito diz muito sobre quem comete, e nada sobre a vítima.
    Uma pena que infelizmente ele predomina, e poucas são as pessoas que percebem a ignorância de quem é preconceituoso. Ao contrário, concordam com eles. A consequência acaba deixando marcas permanentes.

    Adorei o texto, de uma sensibilidade e coerência impressionantes!

    Beijos,
    Helô, do Vestido do dia

    ResponderExcluir
  11. O pior do preconceito é que ele maltrata sua auto estima, ele te esmaga, te tira a vontade de viver, simplismente por que outras pessoas tem um pré conceito do que você é. Eu sofri e sofro muito com isso, por ser gordinha, as pessoas me olham e logo pensam que eu não me cuido ou que sou doente, elas não aceitam que eu simplismente posso me amar e ser feliz assim, elas precisam críticar, regular, colocar seus padrões em nós, é uma coisas viciante que a sociedade está acostumada a isso, um ciclo que corrói. Adorei teu texto, Juliana.

    Tô seguindo o blog, adorei conhecer ele hoje! Vem conferir o meu também e conhecer, se poder. Sobrelentes.blogspot

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do texto, você escreve super bem! ;)
    O preconceito é uma coisa muito complicada mesmo, viu?...

    Beijos! Oh My Feels!

    ResponderExcluir
  13. Odeio preconceito logo odeio quem tem preconceito, logo me odeio porem isso não seria um preconceito pois me conheço. EXPLICA ESSA, ATEUS.
    esse tema é delicado, as pessoas estão cada vez mais fechadas, EM PLENO SÉCULO DOIS MIL E CATORZE! lol
    Mas falando serio, coragem sua abordar esse tema...
    Se for render textos assim, fique triste mais vezes. Achei sua opinião muito parecida com a minha, high five! o/

    { plea-sure.blogspot }

    ResponderExcluir
  14. Oi Juliana, tudo bem? Vim ti convidar a responder uma Tag chamada Liebster Award. É uma Tag muito legal onde fiz algumas perguntas e vocês as responderá aqui no seu Blog mesmo, e terá que fazer mais 11 perguntas e indicar de 11 a 20 Bloggers com menos de 200 seguidores para responder a Tag também. O seu Blog é fantástico, parabéns e continue assim, com esse seu jeitinho incomparável. Para mais informações, acessa aqui: http://garotacarisma.blogspot.com.br/2014/12/tag-liebster-award.html
    Beijão, e se responder a Tag, me manda o link aqui pelo Blog mesmo, tá? Fica com Deus! Amém!

    ResponderExcluir
  15. Que belo texto ju! Continue escrevendo coisas do tipo, adoro ler seus textos, vc arrasa!

    ResponderExcluir

 
Layout criado e codificado para o blog Folhas de outono | Cópia proibida © 2016