domingo, janeiro 24, 2016

[Resenha] Filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain de Jean-Pierre Jeunet



Tem alguns filmes que são tão magníficos e ricos em detalhes que quem escreve sobre estes se sente em dívida com o leitor por não conseguir relatar o quão maravilhoso o filme é. 
Essa é a clara relação entre mim e você que está lendo isso agora, para conhecer mais a obra é só continuar lendo.

Título Original: Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain
Direção: Jean-Pierre Jeunet
Gênero: Comédia Romântica, Drama 
Ano: 2001
Minha avaliação (0-10): 9

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para Montmartre. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

Nos primeiros minutos do filme segue uma narração que permanece durante algumas cenas, já nesses momentos a gente vê que o filme não é simplesmente um filme metódico considerado como a maioria dos filmes franceses por alguns críticos, mas sim de pequenos prazeres cotidianos que nos fazem bem.

O filme começa com a infância de Amélie e vai trabalhando nisso nos fazendo amar a protagonista cada vez mais. Nos seus seis anos, é diagnosticada nas consultas mensais com seu pai que é médico com um problema cardíaco que não passa de um aceleramento comum que a mesma sente quando seu pai a toca, por ser algo tão raro já que ele não dá a devida atenção a ela.

Por esse problema, ela passa ser educada em casa pela própria mãe que é professora não tendo assim, nenhum contato com crianças, afetando seu relacionamento com outras pessoas em sua vida adulta. Tempos depois, sua mãe morre e o acontecimento só piora seu relacionamento com o pai. Já adulta decide sair de casa e se muda para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete.


E é nessa transição que entra em cena a queridíssima Audrey Tautou, a atriz com o maior carisma que eu já encontrei nas telas de cinema e com o sorriso mais cativante da história. A entrega da Amélie para as pessoas é a mesma da Audrey para o papel, com todas suas caras e bocas que a própria atuação requer gera a falsa certeza para quem assiste que o filme, nunca saiu da cabeça de alguém e na verdade foi tudo real.
Sem você, as emoções de hoje seriam apenas uma pele morta das emoções do passado.
Tudo fica mais excitante quando Amélie encontra no rodapé do seu banheiro uma caixa de lembranças que está lá há 40 anos e decide entrega-la ao seu dono. A partir daí ela decide algo que pode mudar sua vida: se a reação do proprietário da caixinha for positiva, ela começará a influenciar na vida das pessoas ajudando-as, se fosse negativa abandonaria a ideia.
Resultado: ele chora de emoção ao rever praticamente toda infância em suas mãos.
Então, pequena Amélie, os teus ossos não são feitos de vidro. Podes levar algumas pancadas da vida. Se deixares escapar esta oportunidade, eventualmente o teu coração vai ficar tão seco e quebradiço como o meu esqueleto. Então, vai apanhá-lo!
O filme todo é completo por uma camada leve de laranja e vermelho, qualquer momento que alguém pausasse o filme poderia ser facilmente confundido por uma fotografia, e em falar de fotografia, o filme é rico nesse quesito, todos os momentos calculados milimetricamente dão ao filme um toque tão singular que você só ver na maioria dos seus sonhos.

Todos os personagens tem uma carga de peculiaridade fora do normal, e é tão gostosinho de ver como cada um é intenso de seu jeito, desde o vizinho ao amor da vida da protagonista.

Sem falar do cenário, depois de 1 hora já estava com a ideia concreta de querer viver nem que seja por uma semana em alguma parte da frança para sentir o tanto que os personagens sentiam.

A trilha sonora é quase toda instrumental e trás a certeza que seja onde ou quando que você escutar La Valse D'amelie vai parar totalmente seu cérebro e colocará suas partes preferidas do filme diante de seus olhos.



Algumas cenas tiraram lágrimas dos meus olhos, principalmente do final. Talvez por me identificar com cada um que estava fazendo o que gostava ali ou pelo simples fato de Amélie ser tão sonhadora quanto eu, a verdade é que eu passei a ver a história como algo que mexeu com o meu interior, vai mais além de um filme e isso eu não teria como explicar a alguém porque ninguém entenderia a profundidade desse filme para mim, a não ser eu, óbvio. 

Provavelmente você assista e não concilie minhas palavras com o filme, já que eu elogiei bastante. Pode ser que goste tanto ou até mais que eu. Talvez você não goste nem um pouco e não entenda tanta devoção.

Mas isso é de pessoa para pessoa e a qualidade do filme não será contestada de forma alguma já que está mais que provada o merecimento nas cinco premiações do Oscar em 2001.

A vida é bela, apesar de tudo.

16 comentários:

  1. Oi Jul, meu amorzinho ♥, primeiro de tudo já peço desculpas por eu quase nunca comentar aqui, eu não crio tempo e fico meio perdida com isso. Mas eu preciso criar tempo e não desculpas, né? O ruim é que é fácil falar e difícil fazer ¬¬
    Enfim, vamos falar do post que ficou incrível. Cara, como eu queria saber resenhar filmes e livros como você resenha, de uma forma tão simples, leve e gostosa de se ler. Que chega da uma vontade incontrolável de ler ou assistir o que foi resenhado. Esse filme parece ser incrivelmente incrível, gosto desses filmes que dá vontade de viver, sabe? Sentimos uma leveza e alegria no coração, né? Vou assistir e depois te conto o que achei.
    Eu amei o novo layout do blog, tão amorzinho, combinou muito com você ♥ te agradeço por sempre estar comentando no meu blog, você é uma fofa *u* "chega dar vontade de bater de tão fofa que você é." heheh <3 beijos e até, linda.
    { Radioativa }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi geovanita ♥♥ verdade viu, sempre vejo você nos blogs das outras pessoas e nunca passa aqui, dá até uma dorzinha no core.
      Nossa, muito obrigada viu, vou fazer mais resenhas então.
      Ai então assisti!!!! Dá uma vontade tão grande de viver e me conta mesmo, quero saber o que tu achou.
      Awn, obrigada <33333 você que é uma fofa, bêjo

      Excluir
  2. Infelizmente eu ainda não assisti esse filme, apesar de ter vontade, pois todo mundo faz muitos comentários legais sobre ele. Sua resenha foi ótima, e com certeza quem ler, vai querer ver o filme.
    http://letrasfloresecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sou completa e absolutamente apaixonada por esse filme, ele é de uma profundidade incrível. O texto é tão bem escrito, e não importa quantas vezes você assista sempre há algo novo e uma nova lição para aprender. É realmente fabuloso!

    Adorei a resenha do filme, muito bem feita.
    Beijos, Juliana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. exato Mayra, ele é incrível.
      muito obrigada <3
      xx

      Excluir
  4. Oie Ju :3 O layout ficou lindoooo, amei as cores, a ilustração, tudo, parabéns!
    QUE RESENHA MARAVILHOSA <3 Sempre vi esse filme passando e nunca me interessei.
    Só pelo fato de ter esse "efeito" nas cenas, cara, já amei.
    Fiquei super interessada, vou assistir com certeza.
    Beijoooos, amei a resenhaaa!
    ☣ Sentimentos Apurados ☣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OII BEA
      muito obrigada florzinha, assiste e me fala depois!
      xx

      Excluir
  5. Oii, amei seu lay, ficou muito lindo!
    Sobre o filme, parece ser super legal, vou colocar na minha listinha para assistir!
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bom?
    Eu vejo ele direto lá na netflix e nunca fui ver por pura preguiça.
    Mas só percebi que precisava de uma postagem assim para dar uma forcinha jfbsafs.
    Eu vou ver ele!

    http://s-sessaoproibida.blogspot.com.br/2016/01/tag-literaria-diferentona.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo sim e contigo?
      Assisti pelo netflix mesmo, assiste! É brilhante.

      Excluir
  7. Eu já assisti o começo desse filme e adorei! Sério. Me arrependo até hoje por não termina-lo, maas graças a você que me lembou, hoje eu termino! (acho que vou assisti do começo porque sou muito esquecida)
    Adorei a sua resenha, e a forma como você elogiou o livro me fez reviver umas cenas *-*
    Beijoos

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já ouvi falar muito bem desse filme, deve ser bom mesmo!
    Amei sua resenha, você explica muito bem sobre o filme, o que se trata a lendo a resenha dá até vontade de assistir agora mesmo! haha! :P
    Sou nova no seu blog e já amei ele!! <3 :)
    beijos e sucesso flor! :*

    http://girlsciabr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Lívia, assim me faz querer resenhar mais e mais filmes!
      xx

      Excluir

 
Layout criado e codificado para o blog Folhas de outono | Cópia proibida © 2016