segunda-feira, fevereiro 08, 2016

[Resenha] Filme Eu Matei Minha Mãe de Xavier Dolan


Um filme que ou você ama ou você odeia, "Eu Matei minha mãe" foi escrito, dirigido, produzido, e até protagonizado por um cara só: Xavier Dolan. Seu primeiro filme depois de vários curtas-metragens premiados chamou bastante atenção da crítica e dividi opiniões principalmente porque é encarado como um desabafo cinematográfico.

Título Original: J'ai tué ma mère
Direção: Xavier Dolan
Gênero: Drama, Cinema Independente
Ano: 2010
Minha Avaliação (0-10): 8,5

Hubert (Xavier Dolan) tem 17 anos e não ama sua mãe. Além de só ter olhos para o gosto kitsch, as roupas bregas e pequenos detalhes como a forma que ela come, ele a vê com desprezo. Os mecanismos de manipulação e a culpabilização empregados por ela também não lhe passam desapercebidos e Hubert se vê progressivamente tomado por uma relação de amor e ódio fora do seu controle. Confuso, ele vaga pela adolescência ao mesmo tempo marginal e típica, repleta de descobertas artísticas, experiências ilícitas, amizades e sexo.


O filme começa e na primeira cena você fica sem saber como reagir já que a primeira discussão dos dois já está acontecendo e o filme ainda nem fez 5 minutos. A narrativa relata a relação explosiva e complicada de Hubert (Xavier Dolan) e sua mãe Chantale.

A raiva que Hubert sente dela é mostrada de uma forma tão intensa e real que fica difícil posiciona-lo como dramático, a relação de ambos piora ainda mais quando ele conhece a mãe de Antonin, seu namorado, já que a liberdade que ela dá para ele é tudo que Hubert gostaria de ter em casa. 
Imagino que, às outras pessoas, odiar a mãe pareça um pecado. É uma hipocrisia. Estou certo de que também odiaram suas mães. Talvez um segundo ou todo um ano. 
Uma coisa que me incomodou demais é que Chantale fica comparando todos e tudo o tempo todo, mas em questão de afinidade ambos os personagens são bastante irritantes, a implicância do protagonista e a ironia da sua mãe são pontos altos no drama, fica difícil ter um preferido durante as discussões já que nenhum dos dois deixa o outro para trás.

Nos olhos de Hubert a gente consegue ver a repulsa que ele sente e como é incrível a capacidade dele se irritar com ela, por outro lado Chantale não é a personagem que nos faz ter pena, ela é dramática, irritante e a sua ironia chega a dá dor nos nervos em qualquer um.


Mas apesar de tantas características que o filme apresenta, Eu Matei Minha Mãe não é um filme de ódio e não devemos levar o nome para o literal (não acontece nenhum tipo de morte a não ser a metafórica), fica claro que ele ama sua mãe, e muito. Algumas cenas como a conversa entre os dois quando Hubert está drogado ou a despedida de quando ele vai para o internato mostram o quanto é real o sentimento colocado no filme provocando afinidade para quem tem alguma relação parecida ou só compreende o quão difícil deve ser.
-O que você faria se eu morresse hoje?
-Morreria amanhã
.

Um ponto que gera bastantes opiniões são as transições feitas por imagens aleatórias e os flashes da infância de Hubert, já que são impostas em momentos que não tem a ver com o que está acontecendo realmente.

Hubert não tem raiva de sua mãe por ela não fazer suas vontades, é visível que ambos estão perdidos, um tentando recuperar a proximidade que existia quando eram mais jovens e outro procurando sua independência e provando do que sua adolescência oferece.


O filme é realmente muito bom, apesar de que a vida dos personagens não é muito bem explorada.
A fotografia é linda, parece que foi passada uma camada de efeito do vsco durante o filme e o enquadramento é ótimo.
O roteiro é realmente muito bom construído gradativamente e tem suas melhores partes no início e no final.

Apesar de todos os aspectos visuais serem incríveis e não pecar em nenhum momento, o foco do filme maior é no emocional.

Eu Matei Minha Mãe representou seu país no Oscar, ganhou três prêmios em Cannes e o Prêmio da crítica no Palm Springs Internacional Film Festival.
Odeie quem você quiser e diga o que quiser, você tem razão. Talvez seja o melhor. Odiei muita gente também e não morri. Continuo viva.

16 comentários:

  1. Adorei a sua resenha. Ainda não assisti o filme, mas fiquei interessada pela história, gosto de dramas.
    Beijos

    primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá amor, tudo bem? Eu adorei a resenha, achei um filme muito legal. Bom: eu não conhecia e não assisti ainda, repito: AINDA! Mas já está na minha lista.

    whereve-r.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. fico feliz, Laura. Você vai gostar, tenho certeza.
      xx

      Excluir
  3. esse filme parece ser ótimo, eu gosto muito de filmes assim, acho uma pena que na maioria das vezes eles não são conhecidos (se não fosse sua resenha eu nem saberia sobre ele)

    WtFuck?
    Blog novo, vem ver ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também penso assim, mas vai ver essa seja a graça, ninguém gostar de uma coisa que é legal!

      Excluir
  4. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o filme, a história me pareceu ser muito boa e me atraiu ainda mais por ser um título francês. E principalmente porque o rapaz escreveu, dirigiu e até protagonizou, achei isso muito maravilhoso! Enfim, acabei de conhecer seu blog e me deparo com essa resenha, que por sinal foi muito boa, com certeza vou assistir.

    Um Abraço, dona-inconstancia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme é franco-canadense e os atores também. Do elenco principal o único frandes é o Niels Schneider.

      Excluir
  5. Nunca tinha ouvido falar, mas cara, você me encantou com esse post!!! Ao produção, paguem pra ela! Hhauahua
    A história me horrorizou um pouco no começo, que nome é esse? Hshushus, mas lendo o post, fiquei tipo "preciso assistir". Afinal, quem é que nunca odiou sua mãe nem por um segundo? Hahaha
    Amei amei amei! Parabéns
    Um beijo, http://www.lauramanzano.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHHAHA QUE FOFAAA
      todo mundo tem um susto com o nome mas é uma morte metafórica como eu disse xD
      muito obrigada <3

      Excluir
  6. -O QUE VOCÊ FARIA SE EU MORRESSE HOJE?
    -MORRERIA AMANHÃ.
    Isso me crio diversas espectativas para ver esse filme, nossa!
    Simplesmente tenho que assistir kk
    Beijos
    http://onlypoison1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. OOOI Juh, tudo bem? adorei a resenha, não conhecia esse filme, mas pela sua resenha parece ser realmente muito bom, vou adicionar a minha lista de filmes da maratona de domingo hehe. Aproveitando o comentário quero te dizer que respondi uma TAG bem legal lá no blog e indiquei o seu. Caso queira responder o post é esse: http://brblackdiamond.blogspot.com.br/2016/02/tag-descobrindo-novos-blogs.html
    Beijaaao linda <3 <3 :*

    - Ewilyn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu não respondo tags mas vou dá uma olhadinha sim ewi,
      xx

      Excluir

 
Layout criado e codificado para o blog Folhas de outono | Cópia proibida © 2016